Home | Novidades
Novidades
15/08/2024
Destaques
Uma das principais indústrias de fios e cabos do país, a Condumax, lança o primeiro cabo de alumínio solar flexível fabricado no Brasil, que promete reduzir os custos das instalações fotovoltaicas em até 30% ao substituir o cobre pelo alumínio
Olímpia, 15 de agosto de 2024 – O mercado de energia solar, assim como o de energia tradicional, enfrenta desafios significativos relacionados ao alto custo e ao peso elevado dos cabos de cobre, fatores que impactam diretamente o orçamento e a logística das instalações solares. Além disso, o risco de furto, uma antiga dor de cabeça para o setor de energia tradicional, agora também afeta os módulos solares, que se tornaram um alvo para criminosos.
Diante desses desafios, a busca por soluções em cabos de alumínio tem se intensificado no mercado, sendo uma alternativa viável para reduzir custos de instalações e facilitar o manuseio. No entanto, a flexibilidade e conectividade do alumínio apresentam desafios técnicos. A Condumax, um dos principais fabricantes de fios e cabos elétricos no Brasil, viu nesses desafios uma oportunidade.
Atenta às necessidades do mercado, a empresa desenvolveu o primeiro cabo de alumínio solar flexível do país, o SOLARMAX FLEX AL, uma inovação que trará mudanças significativas nas instalações fotovoltaicas. Este cabo foi projetado para ser utilizado no lado CC do sistema, sendo aplicado na conexão das strings às strings boxes e/ou inversores, reduzindo em até 30% os custos em comparação aos cabos elétricos solares de cobre, uma vez que o alumínio é mais econômico.
Resultados Comprovados em Campo
Em parceria com um grande player nacional do mercado de geração distribuída, a Condumax está realizando acompanhamento periódico em um primeiro sistema piloto no Brasil. A instalação vem operando por mais de 5 meses sem falhas, restrições ou anormalidades, com resultados satisfatórios até o momento.
O feedback do parceiro destacou a facilidade de instalação e a durabilidade dos cabos, que contribuíram para a redução dos custos operacionais. “A facilidade de instalação tem potencial de reduzir significativamente nossos custos operacionais. Desde a instalação, em março de 2024, o sistema está em constante supervisão demonstrando sua qualidade e eficiência, sem intercorrências”, afirmou o gerente da empresa parceira responsável pelo projeto.
Capacidade Associada à Oportunidade
“O processo de trefilação dos filamentos finos de alumínio e a torção dos condutores apresentam desafios significativos devido à fragilidade inerente do material. Investimos em equipamentos especiais, além do desenvolvimento do processo de trefilação da liga especial de Alumínio,” explica Fernando Garcia, Head de Engenharia da Condumax.
Fernando acrescenta, ainda, que as vantagens da substituição do cobre pelo alumínio só se concretizam quando todos os desafios técnicos são superados por meio de muito conhecimento e prática. “Por exemplo, nosso cabo utiliza uma liga especial de alumínio que se assemelha ao comportamento de ‘creep’ do cobre. Outros desafios foram cuidadosamente considerados para garantir a aplicabilidade e a eficiência do cabo nas instalações solares, como a oxidação do alumínio, mitigada pelo uso de graxas antioxidantes na aplicação dos conectores, além de uso de ferramentas especiais na instalação,” ressalta o engenheiro.
Normas e Certificações – Desafios do Mercado Nacional
Internacionalmente, o uso de cabos de alumínio em sistemas fotovoltaicos é regulamentado por normas rigorosas estabelecidas em regiões como Europa, China e Estados Unidos. Tais normas garantem que os cabos de alumínio atendam a padrões elevados de segurança e desempenho. Essas regulamentações asseguram que os cabos de alumínio sejam adequados para diversas aplicações, proporcionando confiabilidade e eficiência em sistemas fotovoltaicos que já estão em pleno funcionamento em vários países.
“Nós da Condumax estamos sempre em busca de melhor atender às necessidades de nossos clientes e procuramos desenvolver soluções inovadoras que possam, de alguma forma, contribuir para a melhoria dos projetos e a redução de custos. O cabo solar de alumínio já é amplamente utilizado em vários países; portanto, investimos em máquinas, processos e materiais especiais para oferecer essa solução aos nossos clientes, que terão uma redução de custos significativa em suas instalações, mantendo o alto padrão de confiabilidade necessário,” afirma Antonio Carlos Ferreira, CEO da Condumax.
Ainda, segundo o CEO, embora no Brasil ainda não existam normas técnicas específicas para o uso de alumínio no circuito CC de sistemas fotovoltaicos, a tendência é que o mercado se adapte e normatize essa prática. “A regulamentação nacional precisa se adaptar às demandas do setor. Estamos abrindo uma porta que só tende a crescer, e iniciativas como essa impulsionam a indústria a buscar melhorias contínuas e a se aperfeiçoar, em vez de se acomodar com regulamentações que não acompanham os avanços tecnológicos,” finaliza.
Outros Benefícios da Produção Nacional e a Tendência Global do Alumínio
Segundo a empresa, a fabricação de cabos no Brasil oferece vantagens significativas em comparação com a importação. A produção nacional permite maior rapidez na entrega dos produtos, reduzindo o tempo de espera e aumentando a eficiência dos projetos. Com uma equipe técnica baseada no Brasil, pode-se oferecer suporte imediato e personalizado. Além disso, a produção local elimina os custos elevados de importação, como taxas alfandegárias e fretes internacionais, tornando os produtos mais acessíveis. A proximidade geográfica facilita a resolução de problemas e a manutenção dos produtos, garantindo maior confiabilidade e satisfação dos clientes.
“A adoção de cabos de alumínio representa uma evolução necessária para um setor mais sustentável e eficiente, alinhando-se às tendências globais e às necessidades específicas do mercado brasileiro. Tendo o cliente como centro, o desenvolvimento dessa solução foi um movimento natural que só trará benefícios para todo o mercado,” conclui Antonio Carlos.
Sobre o Grupo Condumax | Incesa
Situado em Olímpia (SP), o Grupo Condumax Incesa é amplamente reconhecido como um dos mais sérios e respeitados grupos empresariais do setor de energia no Brasil. O Grupo atende a mercados tecnicamente exigentes, incluindo concessionárias de energia, empresas de geração de energia limpa, indústria automotiva, indústrias de bens duráveis e de consumo, agronegócio e grandes construtoras.
A Condumax é especializada na fabricação de uma ampla gama de cabos, incluindo cabos singelos e/ou múltiplos, com ou sem blindagem, cabos fotovoltaicos, cabos para a indústria automotiva, e cabos montados. Todos os cabos são livres de metais pesados e atendem às diretivas europeias RoHS.
A Incesa desenvolve e fabrica soluções inteligentes para conexão e controle de energia, como conectores, ferramentas, espaçadores, terminais, caixas de distribuição e sistemas antifurto de energia.
Muitos dos produtos hoje homologados em grandes concessionárias de energia no Brasil e na América Latina foram desenvolvidos nos laboratórios da Incesa, destacando-se pela inovação e qualidade.
Nossos números:
+ de 1.000 colaboradores diretos e indiretos
40.000 m² de área produtiva
+ de 25 mil toneladas de cobre e alumínio transformados
Contato para Imprensa:
Claudia Lacerda
17 99259 3079
claudia@lacerdapress.com.br